Extensão - Milton Campos

Núcleo de Monitoria

O Núcleo de Monitoria (NUMO) integra o Centro de Extensão e é constituído por um Coordenador e um Vice-coordenador. Colaboram com o Núcleo de Monitoria os professores-orientadores, responsáveis pela seleção, orientação e acompanhamento dos monitores no exercício de suas atividades.



No Campus II, a Monitoria integra o Núcleo de Atividades Complementares (NAC), dentro do CEPAE/FAMC, e tem por objetivo atrair alunos com bom desempenho acadêmico para auxiliar aqueles alunos com dificuldades.



FDMC - Coordenação: Professor Wander Paulo Brasil Pinto - Email: numo@mcampos.br



FAMC - Coordenação: Professor Daniel Duarte Costa de Avelar - Email: danielduarte@mcampos.br



 



 

Monitores / Horários 2017 - FDMC

  • Quadro de horários dos Monitores do 2º/2017  - Clique aqui

Regulamento - FDMC

REGULAMENTO - NUMO 

Art. 1º - Tendo por finalidade disciplinar as atividades de monitoria estabelecidas na legislação vigente, as regras constantes deste Regulamento integram o conjunto normativo que disciplina a pesquisa, extensão e as atividades complementares que se realizam na Faculdade de Direito Milton Campos. 
Art. 2º - As atividades de monitoria objetivam auxiliar o processo de aprendizado, a promoção da pesquisa institucional e a realização de atividades de extensão no âmbito da Faculdade. 
Art. 3º - O Núcleo de Monitoria (NUMO) é composto dos seguintes membros efetivos, nomeados pela Diretoria, para mandato de 04 (quatro) anos: 
I – Coordenador; 
II – Vice-Coordenador. 
Art. 4º - Ao Coordenador compete: 
I – Representar o NUMO junto a outros órgãos da Faculdade de Direito Milton Campos; 
II – Deliberar, em conjunto com o Vice-Coordenador, sobre os objetivos específicos da monitoria na Faculdade; 
III – Avaliar a necessidade de criação de novas vagas de monitoria ou desmembramento de vagas que atendam a mais de uma disciplina, encaminhando pedido de nova bolsa à Diretoria da Faculdade. 
IV – Promover a seleção dos estudantes-monitores, nos termos da resolução própria; 
V – Fiscalizar o adimplemento dos deveres do estudante-monitor, previstos no estatuto próprio; 
VI – Indicar professores da graduação para atuar como orientadores dos estudantes-monitores; 
VII – Participar da Semana de Iniciação Científica (SIC), garantindo a cooperação de todo o corpo de monitores no evento; 
VII – Decidir, em conjunto com o Vice-Coordenador, a requerimento do orientador de monitoria, sobre pedido de afastamento definitivo de monitor inadimplente, ou que tenha agido de modo a causar prejuízo à Faculdade, no exercício da monitoria; 
IX – Resolver os casos omissos e urgentes. 
Art. 5º. Ao Vice-Coordenador compete substituir o Coordenador nos casos de impedimento, ausência ou por delegação deste. 
Art. 6º. O orientador da monitoria deve ser professor da graduação, vinculado a projeto institucional de pesquisa, individual ou coletivo, aprovado pelo Núcleo de Pesquisa (NUPE). 
Art. 7º. O estudante-monitor deve desenvolver atividades de pesquisa, em auxílio e por determinação do professor orientador, nos termos da regulamentação do NUPE, devendo apresentar os resultados na SIC. 
Art. 8º. Anualmente serão apresentados relatórios sobre as atividades da monitoria, incluindo atendimento a alunos e pesquisa, neste último caso, nos termos do Regulamento do NUPE. 
Art. 9º – Os horários de atendimento da monitoria e os temas de pesquisa desenvolvidos pelos monitores, com a supervisão de seus respectivos orientadores, deverão ser inseridos, para fins de divulgação, no site da FDMC na internet, após aprovação pelo NUMO e pelo NUPE, respectivamente. 
Art. 10 - Cabe ao NUMO auxiliar na realização da SIC, em conjunto com os demais Núcleos, com a participação de toda a comunidade acadêmica. 
Art. 11. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do NUMO. 
Art. 12. Esta resolução entra em vigor no dia 07 de agosto de 2008.

Profa. Lucia Massara 
Diretora da Faculdade de Direito Milton Campos

Resolução de Monitoria - FDMC

Clique aqui e confira a Resolução de Monitoria.

Resolução de Monitoria - FAMC

 

Resolução nº 02/2016

de 02 de março de 2016.

 

O CONSELHO SUPERIOR da Faculdade de Administração Milton Campos no uso de sua competência e atribuições, resolve alterar a Resolução nº 01/2015 que disciplina as Atividades Complementares, passando a vigorar nos seguintes termos:

RESOLVE:

Art.1º As Atividades Complementares, para fins de cumprimento da exigência prevista no Projeto Pedagógico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, são aquelas assim definidas neste instrumento, incluindo Atividades Acadêmicas, de Pesquisa e de Extensão, nos termos da tabela em anexo.

Art.2º Compete ao Núcleo de Atividades Complementares (NAC), do Centro de Extensão, a análise da documentação apresentada pelo estudante e a atribuição das horas cabíveis, observados os limites fixados na tabela em anexo.

Art.3º A carga horária mínima exigida para cumprimento das Atividades Complementares é de acordo com o Currículo Pleno do curso.

Art.4º A documentação exibida pelo estudante deverá observar estes requisitos:

I - Certificação original das atividades desenvolvida expedida por instituição regularmente constituída;

II - Número total de horas de atividade.

§1º Os certificados que informarem o período da atividade, sem menção à carga horária respectiva, permitirão o lançamento máximo de 1 (uma) hora por dia, observadas os limites fixados na tabela em anexo.

§2º A documentação relativa a atividade desenvolvida em instituições sediada no exterior, certificadas em língua estrangeira, será acompanhada de tradução realizada por tradutor oficial.

Art.5º O NAC fixará, previamente, o número de horas complementares atribuíveis às atividades promovidas pelos Núcleos do Centro de Extensão e pelo Diretório Acadêmico.

Art.6º Somente permitirão registro como Atividades Complementares aquelas que guardem pertinência temática com o curso e que sejam desenvolvidas após ingresso do estudante na Faculdade de Administração Milton Campos (FAMC).

Parágrafo Único. Os estudantes que ingressaram na FAMC mediante transferência poderão computar as atividades previstas no caput, que tenham sido desenvolvidas durante o período em que estiveram matriculados no curso do qual se transferiram.

Art.7º As Atividades complementares não poderão ser cumpridas em uma só modalidade, devendo ser atendidos os limites individuais e globais previstos na tabela do Anexo.

Art.8º Será obrigatória a matrícula em Tarefa Especial - Atividades Complementares, caso o estudante necessite de prazo, após aprovação nas disciplinas do Currículo Pleno, para a conclusão das horas exigidas nesta Resolução.

Parágrafo Único. A apresentação de certificados para cômputo de horas de atividades complementares apenas será permitida em até 2 (dois) semestres após o cumprimento das disciplinas do Currículo Pleno.

Art.9º O NAC decidirá os casos omissos.

Art. 10 Esta resolução entra em vigor a partir da data de sua assinatura, revogando todas as regras correlativas anteriores.


Nova Lima, 02 de março de 2016.

Profa. Flávia Augusta Vianna Diniz Lasmar
Presidente do Conselho Superior da Faculdade de Administração Milton Campos

 

GRUPO I: ATIVIDADE ACADÊMICA

SUBGRUPO

ATIVIDADES

LIMITE/PONTUAÇÃO

1

Disciplina ofertada, em regime seriado, pela Faculdade de Administração Milton Campos e que integre, como parte flexível a grade curricular (em até 30 horas cada, ou conforme a carga horária estabelecida efetivamente).

90

2

Disciplina ofertada por outros cursos das Faculdades Milton Campos (em até 30 horas cada)

90

3

Monitoria na Faculdade de Administração Milton Campos (30 horas por semestre)

60

4

Curso de língua estrangeira, cursado no Brasil ou no exterior (10 horas por nível cursado em cursos intensivos, ou por semestre em cursos sequenciais regulares, ou por mês cursado no exterior).

60

5

Disciplina ofertada por faculdade no exterior, através de convênio firmado com a Faculdade de Administração Milton Campos, e que não possa ser aproveitada para dispensa de disciplina (até 25 horas cada).

100

6

Disciplina ofertada por faculdade no Brasil ou no exterior, sem convênio com a Faculdade de Administração Milton Campos, e não aproveitada para dispensa de disciplina equivalente (até 10 horas cada)

50

GRUPO II: ATIVIDADE EXTENSÃO

SUBGRUPO

ATIVIDADES

LIMITE/PONTUAÇÃO

1

Participação em congressos, seminários, jornadas, conferências, simpósios, encontros, debates, cursos de extensão e outros eventos ou programas, bem como a participação na organização dos mesmos, promovidos pelas Faculdades Milton Campos (máximo de 10 horas por evento), e mediante declaração do professor responsável em se tratando da organização – não sendo esta modalidade acumulável com: bolsista de iniciação científica e monitoria ou membro do Diretório Acadêmico em exercício de mandato, visto que tal atividade é intrínseca ao compromisso assumido (observado o disposto no artigo 6º da Resolução).

100

2

Participação em congressos seminários, jornadas, conferências, simpósios, encontros, debates e outros eventos ou programas em outras Instituições de ensino ou pesquisa (máximo de 10 horas por evento).

100

3

Participação tele-presencial ou a distância em congressos, seminários, jornadas, conferências, simpósios, encontros, debates e outros eventos ou programas em Instituições de ensino ou pesquisa (máximo de 10 horas por evento, limitado a um evento por dia).

60

4

Participação, como voluntário, nos termos da Lei do Voluntariado, de trabalhos de assistência á comunidade, perante instituições públicas ou privadas (até 10 horas por semestre certificado)

60

5

Intercâmbio - 10 horas por semestre

20

6

Estágio regularmente cumprido perante instituição conveniada, nos termos da regulamentação própria, não cumulável com o estágio obrigatório aos alunos matriculados a partir do 7º período (30 horas por semestre certificado)

60

GRUPO III: ATIVIDADE PESQUISA

SUBGRUPO

ATIVIDADES

LIMITE/PONTUAÇÃO

1

Iniciação Científica: Trabalho Científico originário das linhas de pesquisas adotadas pela Faculdade (30 horas cada)

100

2

Participação em grupo de estudo regularmente constituído na Faculdade, mediante orientação de professor específico e presença em pelo menos 75% dos encontros (até 30 horas por semestre certificado se for 2 vezes por semana, caso seja 1 vez por semana, será 15 horas por semestre).

60

3

Apresentação de resultados de pesquisa e/ou produção acadêmica em eventos científicos, participação em conferências, palestras ou seminários como expositor principal, panelista ou debatedor (até 10h cada - vedado o cômputo de participação como presidente de mesa)

50

4

Produção de pesquisa como monitor de disciplina, na Faculdade de Administração Milton Campos, sobre orientação do Professor responsável pela monitoria, mediante apresentação de relatório final de pesquisa, artigo ou monografia 9 até 10h por semestre de pesquisa desenvolvido).

40

5

Publicação no Jornal das Faculdades Milton Campos (5 horas cada)

50

6

Publicação em jornais de circulação física nacional ou regional, publicados ou editados por Instituição de ensino ou pesquisa (5 horas cada)

25

7

Publicação científica em revistas editadas por Instituições de ensino ou pesquisa, física ou virtual, desde que indexada oficialmente ou participação na publicação de livro jurídico (até 25 horas cada)

25

8

Publicação em anais de Congressos, Seminários, Simpósios etc, desde que tenham ISNB ou ISSN registrados, mediante apresentação de certificados e/ou cópia dos anais. Resumos (até 10 horas cada) e Textos completos (até 25 horas cada)*

25

GRUPO III: ATIVIDADE DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

1

Participação em entidade estudantil, com comprovação mediante apresentação de ata de eleição, do Diretório Acadêmico (10 horas por mandato)

20

2

Participação como membro efetivo dos órgãos colegiados, mediante apresentação de declaração, atestado ou certificado próprio (10 horas por mandato)

20

* Se os encontros forem 2 vezes por semana. Se for 1 vez será lançado 15 horas.

Edital de Monitoria FDMC - 2017/2

EDITAL DE MONITORIA Nº 02/2017

Exame de Seleção para Monitoria de Graduação

 

A Diretora da Faculdade de Direito Milton Campos, Profa. Lucia Massara, faz saber que, no período de 1º de agosto (terça-feira) a 17 de agosto de 2017 (quinta-feira), até às 20:00h (vinte horas), a Secretaria Geral da Faculdade estará recebendo inscrições de candidatos para Exame de Seleção a 20 (vinte) vagas do Núcleo de Monitoria, para o 2º semestre de 2017, cabendo, ao Departamento de Direito Privado, 9 (nove) vagas, sendo: 1 (uma) para Direito Civil II a IV, 1 (uma) para Direito Civil V, 1 (uma) para Direito Empresarial I e II, 1 (uma) para Direito Empresarial III e IV, 1 (uma) para Introdução ao Estudo do Processo e Direito Processual Civil I e II, 1 (uma) para Direito Processual Civil III e IV, 1 (uma) para Direito Internacional Privado, 1 (uma) para Prática Jurídica I e II, 1 (uma) para Prática Jurídica III; ao Departamento de Direito Público, 5 (cinco) vagas, sendo:1 (uma) para Ciência Política, 1 (uma) para Direito Constitucional I e II, 1 (uma) para Direito Internacional Público, 1 (uma) para Direito Penal I e II, 1 (uma) para Direito Penal III e IV; ao Departamento de Disciplinas Básicas e Complementares, 06 (seis) vagas, sendo: 1 (uma) para Filosofia e Psicologia, 1 (uma) para História do Direito e Antropologia, 1 (uma) para Introdução ao Estudo do Direito I e II, 2 (duas) para Metodologia do Trabalho Acadêmico, 1 (uma) para Sociologia e Sociologia Jurídica; e que será realizado nas condições abaixo especificadas, na forma da resolução vigente, do Conselho Superior da Faculdade de Direito Milton Campos.

1. Poderão candidatar-se à monitoria os alunos que:

  1. estejam matriculados na Faculdade de Direito Milton Campos, em matérias que correspondam ao mínimo de 16 (dezesseis) créditos, observado, para a monitoria em disciplinas oferecidas no 9º período, o disposto no art. 5º, parágrafo 1º, da vigente Resolução do Núcleo de Monitoria;
  2. não tenham sofrido pena de suspensão, nos termos do Regimento da Faculdade;
  3. tenham sido aprovados nas disciplinas para cuja monitoria pleiteiam vaga;

1.1 Os alunos de currículo em extinção deverão observar, quanto aos requisitos previstos no item “c” acima, a equivalência de matérias do currículo novo.

2. A inscrição para seleção deverá ser instruída com os seguintes documentos:

  1. declaração do candidato quanto à sua disponibilidade de 10 (dez) horas semanais para o exercício da função, sendo 7 (sete) horas dedicadas ao atendimento dos estudantes e 3 (três) horas dedicadas à pesquisa; o aluno deverá declarar que respeitará a distribuição equitativa de horários que atendam à conveniência de alunos da manhã e da noite e que não coincidam com os horários regulares de aula, e, quanto à pesquisa, que será realizada em auxílio e por determinação do professor orientador, nos termos da regulamentação pertinente.
  2. curriculum vitae;
  3. histórico escolar atualizado;
  4. declaração de conhecimento e aceitação do inteiro teor deste Edital, do Regulamento da Monitoria, da Resolução da Monitoria e do Compromisso do Monitor (disponíveis no site da faculdade).
  5. declaração do candidato quanto à sua disponibilidade para o exercício de atividades do Núcleo de Monitoria, a serem eventualmente realizadas em conjunto com outros núcleos do Centro de Extensão, em atendimento à integração do ensino, pesquisa e extensão.
  6. declaração do candidato de que comparecerá à reunião inicial da monitoria, cuja presença é obrigatória para o início dos trabalhos, a realizar-se em dois horários e datas diferentes, de modo a possibilitar o comparecimento de todos.
  7. declaração de ciência do candidato de que, tanto a atribuição das horas complementares referentes ao exercício da monitoria (17, infra) quanto a concessão das parcelas da bolsa de estudos de 08 (oito) créditos (16, infra), ficarão condicionadas à apresentação dos relatórios mensais até o dia 19 de cada mês e do relatório final de pesquisa (2a, supra).
  8. declaração de ciência do candidato de que a entrega do certificado de conclusão da monitoria ficará condicionada à apresentação de um artigo científico, elaborado pelo monitor, com acompanhamento e orientação do professor orientador, até o final do semestre de exercício da monitoria, o qual poderá ser incluído em futura publicação da faculdade Milton Campos.
  9. no ato da realização da entrevista ou prova oral, a apresentação de proposta de trabalho, a ser discutida com os integrantes da Comissão Examinadora, sob pena de não realização da referida etapa do concurso ou, em caso de sua realização, da sua anulação por ato da coordenação do NUMO.

3. O Exame de Seleção compreenderá: prova escrita e prova oral ou entrevista.

3.1 A prova escrita, específica da disciplina ou grupo de disciplinas, será elaborada pelo professor orientador respectivo e pontuada de zero a dez, com questões objetivas e/ou dissertativas, sendo objeto da prova oral ou da entrevista a aptidão do candidato para o exercício da atividade, também valorada de zero a dez.

3.2 O professor orientador poderá divulgar, previamente à realização da prova, bibliografia ou tema que entenda relevante para a adequada avaliação dos candidatos à monitoria em sua respectiva disciplina.

3.3 A prova escrita, com duração máxima de 1 hora e 40 minutos, será realizada em auditório do prédio da Faculdade de Direito, no dia 19 de agosto de 2017, sábado, a partir das 9:00h (nove horas). A prova oral e/ou entrevista do candidato será realizada na mesma data, após a realização da prova escrita, em salas previamente estabelecidas pela respectiva banca (dados que serão divulgados pela Secretaria Geral da Faculdade durante a realização da prova escrita), ou alternativamente, em caso de impossibilidade de comparecimento dos membros da banca neste dia, será realizada na semana seguinte, em dia em que houver aula da(s) disciplina(s) para a qual o candidato pleiteia vaga.

4. A avaliação da prova e a entrevista ou prova oral dos candidatos serão feitas pelos professores orientadores de cada disciplina, acompanhados de, no mínimo, mais um professor do mesmo departamento, à escolha do orientador, no mesmo dia da realização da prova ou no primeiro dia letivo em que houver aula da(s) disciplina(s) para a qual o candidato pleiteia a vaga.

§1º. Além dos professores acima relacionados poderá participar da banca examinadora o Coordenador de Monitoria.

§2º. A Coordenação da Monitoria poderá convocar banca substituta para realização da entrevista ou prova oral dos candidatos no caso de sua não realização no prazo assinado por este edital.

5. SERÃO CONSIDERADOS APROVADOS OS CANDIDATOS QUE OBTIVEREM NOTA IGUAL OU SUPERIOR A 75% (SETENTA E CINCO POR CENTO) DO VALOR TOTAL DAS PROVAS.

6. O resultado final, apurado pela média aritmética das notas atribuídas, deverá ser entregue ao Núcleo de Monitoria por cada professor orientador até o dia 24 de agosto de 2017 (quinta-feira) e divulgado no dia 25 de agosto de 2017 (sexta-feira).

7. Para efeito de classificação, será feita a média aritmética das notas obtidas na prova escrita e na prova oral/entrevista, sendo nomeado o candidato classificado em primeiro lugar ou, em caso de desistência deste, seguida a ordem de classificação.

8. O resultado da seleção terá validade de até 01 (um) semestre letivo, prorrogável em caráter excepcional por igual período, mediante indicação meritória fundamentada pelo respectivo orientador e aprovação pela Coordenação da Monitoria.

9. Ocorrendo empate entre os candidatos, será aprovado aquele que tiver a maior média aritmética entre as notas obtidas no curso da respectiva disciplina.

10. Persistindo o empate, será monitor aquele candidato que tiver maior média aritmética entre as notas obtidas em todas as disciplinas já cursadas.

11. O candidato poderá obter vista da prova escrita, facultando-lhe o direito de recurso, no prazo de 48 horas, contado da afixação dos resultados nos quadros de avisos da Faculdade.

§1º. Interposto o recurso, a banca terá prazo de até 5 (cinco) dias úteis para apresentar a nota revista.

§2º. Caso o resultado do concurso se altere em função de provimento de recurso, abrir-se-á, da data da publicação deste resultado, prazo de 48 horas para que o candidato prejudicado interponha recurso, correndo, a partir deste, o mesmo prazo de 5 (cinco) dias úteis para que a banca apresente a nota revista, mantendo-se a nomeação do primeiro lugar, se já realizada, até a publicação do resultado definitivo de todos os recursos e eventual nova nomeação, com efeitos ex nunc.

§3º. Na eventualidade de a banca recorrer a terceiro professor para proceder à revisão da prova de qualquer candidato, os eventuais novos recursos à mesma banca deverão ser também encaminhados ao mesmo docente, de modo a garantir a isonomia de tratamento a todos os recorrentes.

12. Na hipótese de não preenchimento de mais de 50% das vagas abertas no edital, seja por falta de candidato inscrito, seja em decorrência do resultado do exame de seleção, novo exame deverá ser realizado para o preenchimento das vagas remanescentes, com edital publicado em prazo não inferior a 7 (sete) dias de sua realização.

13. Na hipótese de não preenchimento de menos de 50% das vagas abertas, seja por falta de candidato inscrito, seja em decorrência do resultado do exame de seleção, poderão os professores orientadores, a seu juízo, reconduzir o monitor que tenha exercido a função no semestre anterior, indicar aluno que tenha demonstrado rendimento excepcional no exercício de monitoria em disciplina diversa ou indicar aluno que tenha demonstrado desempenho excepcional na(s) respectiva(s) disciplina(s).

14. A presente seleção de monitores será válida para o exercício das atividades no 2º semestre de 2017 e, excepcionalmente (se houver recondução), no 1º semestre de 2018.

15. O monitor exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a Faculdade de Direito Milton Campos, em regime de dedicação de 10 (dez) horas semanais, ficando expressamente vedado o exercício simultâneo de mais de uma monitoria pelo mesmo aluno.

16. O monitor que mantiver bom aproveitamento, a ser aferido no relatório mensal entregue até o dia 19 de cada mês, devidamente assinado pelo professor orientador, fará jus à concessão de bolsa de estudos de 08 (oito) créditos por mês, nos meses em que exercer sua atividade, salvo se já estiver contemplado com outra bolsa do CEFOS/Faculdade ou de instituição conveniada à Faculdade, quando deverá optar por uma delas.

§1º. O monitor que não entregar o relatório até o dia 19, devidamente assinado pelo orientador, PERDERÁ o direito ao recebimento da bolsa correspondente ao mesmo mês.

§2º. O monitor que pagar a mensalidade do curso com atraso PERDERÁ o direito à bolsa do respectivo mês.

17. A carga horária despendida pelo monitor no exercício de suas tarefas será computada como hora de atividade complementar de graduação, sobre a qual dispõe a Portaria MEC n.º 1886, de 30 de dezembro de 1.994, validada na forma de regulamento e de resolução específicas do Núcleo de TCC e Atividades Complementares.

18. Como condição para o recebimento do Certificado, ao final do semestre o monitor depositará artigo científico elaborado com acompanhamento e orientação do professor orientador, sobre tema afim à respectiva disciplina, o qual poderá ser incluído em futura publicação da faculdade.

19. O monitor apresentará, na Semana de Iniciação Científica subsequente ao término de seu período de exercício, os resultados de seu trabalho de pesquisa.

Parágrafo Único. Caso o monitor seja aluno do último período na faculdade, deverá apresentar o seu projeto de pesquisa na Semana de Iniciação Científica que ocorrer durante o período de exercício de suas atividades.

20. A ausência do monitor deverá ser sempre justificada, por escrito, ao Orientador e à Secretaria Geral da Faculdade, e compensada em data e/ou horário alternativo, sob pena de ser considerada falta, com as conseqüências previstas neste edital e nas demais normas do Núcleo de Monitoria.

21. A alteração do horário do monitor, ainda que por somente um plantão, deverá ser comunicada previamente, e por escrito, ao seu Orientador e à Secretaria Geral da Faculdade, sob pena de ser considerada falta, com as conseqüências previstas neste edital e nas demais normas do Núcleo de Monitoria.

22. O monitor que descumprir, injustificadamente, mais de 10% (dez por cento) da carga horária mensal, que deixar de realizar outras atividades previstas neste edital e na regulamentação da atividade de monitor, que exercer o encargo com desinteresse ou negligência ou que se comportar de modo incompatível com o seu exercício, poderá deixar de receber a bolsa de estudos do mês respectivo e, em caso de reincidência, ser excluído da monitoria.

23. No ato da admissão, o monitor firmará termo de compromisso de bem desempenhar suas atividades.

24. Os casos omissos serão analisados pela Coordenação da Monitoria.

25. O Edital será divulgado nas salas de aula e no site da faculdade, bem como nos quadros de aviso da Faculdade de Direito Milton Campos. 

Nova Lima, 09 de junho de 2017.

Profa. Lucia Massara
Diretora da Faculdade de Direito Milton Campos

Edital de Monitoria FAMC - 2017/2

EDITAL DE MONITORIA Nº 02/2017

Exame de Seleção para Monitoria de Graduação

A Diretora da Faculdade de Administração Milton Campos (FAMC), Profa. Flávia Augusta Vianna Diniz Lasmar, faz saber que no período de 01 de agosto até o dia 11 de agosto de 2017, de segunda-feira a sexta-feira, até às 21:00 horas, a Secretaria da FAMC estará recebendo inscrições de candidatos para Exame de Seleção a seis (6) vagas para Monitoria, para o segundo semestre de 2017, cabendo uma (1) para Estatística I e II, uma (1) para Matemática, uma (1) para Matemática Financeira, uma (1) para Contabilidade Pública, uma (1) para Teoria da Contabilidade e uma (1) para Contabilidade Aplicada que será realizado nas condições abaixo especificadas, na forma da Resolução nº 01/16, do Conselho Superior da Faculdade de Administração Milton Campos.

1. Poderão candidatar-se à monitoria os alunos que:

a) estejam matriculados em Faculdade de Administração ou Ciências Contábeis Milton Campos, em disciplinas que correspondam ao mínimo de 16 (dezesseis) créditos;

b) não tenham sofrido pena de suspensão, nos termos do Regimento da Faculdade;

c) tenham sido aprovados na matéria ou disciplina que pretendem monitorar.

2. A inscrição para seleção deverá ser instruída com os seguintes documentos:

a)declaração do candidato quanto a disponibilidade de 10 (dez) horas semanais para o exercício da função;

b)currículo;

c)declaração de conhecimento e aceitação do inteiro teor da Resolução 01/2016 do Conselho Superior da Faculdade de Administração Milton Campos.

3. O Exame de seleção compreenderá prova escrita.

3.1 A prova escrita, específica da disciplina ou grupo de disciplinas, será pontuada de zero a dez, com questões objetivas e/ou dissertativas.

3.2 A prova escrita será realizada no dia 12 de agosto de 2017 às 8:00 horas, no prédio da Faculdade de Direito, com duração de, no máximo, 3 horas.

4 A avaliação, elaboração da prova e a entrevista serão feitas pelos professores da disciplinas.

4.1 Além dos professores acima relacionados, poderão participar da banca examinadora os docentes indicados pelo Núcleo de Monitoria.           

5. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60% (sessenta por cento) do valor das provas. O resultado será apurado pela média aritmética das notas atribuídas.

6. O aluno será avaliado pela nota atribuída pelo Professor que preparou a prova e deverá ser divulgada em aproximadamente 3 (três) dias após sua realização.

7. Ocorrendo empate entre os candidatos, será aprovado aquele que tenha a maior média aritmética entre as notas obtidas no curso da respectiva disciplina.

8. Persistindo o empate, será o monitor aquele candidato que tiver maior média aritmética entre as notas obtidas em todas as disciplinas já cursadas.

9. O candidato poderá obter vista da prova, facultando-se-lhe o direito de recurso no prazo de 48 horas da afixação dos resultados, nos quadros de avisos da Faculdade.

10. Na hipótese de não preenchimento de vaga, seja por falta de candidato inscrito, seja em decorrência do exame de seleção, novo exame de seleção será realizado com edital publicado em prazo não inferior a sete dias de sua realização, podendo o Núcleo de Monitória optar de forma diferente.

11. Caso tenha apenas um candidato e ele seja recomendado pela professor da disciplina, não será necessário a aplicação de prova, exceto se a Coordenação, a Diretoria ou o Setor de Monitória se posicionar ao contrário.

12. A presente seleção de monitores será para exercício a partir de setembro até novembro de 2017.

13. O monitor exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a Faculdade de Administração Milton Campos, em regime de dedicação de dez horas semanais, ficando expressamente vedada a acumulação de mais de uma monitoria pelo mesmo aluno.

14. O monitor que mantiver bom aproveitamento fará jus a concessão de bolsa de estudos de seis (6) créditos no mês que exercer atividade ou quatro (4) créditos caso tenha outro benefício. Entretanto, caso o monitor tenha mais de um benefício, ele não terá direito ao crédito em questão.

15. A carga horária despendida pelo monitor no exercício de suas tarefas será computada como horas de atividades complementares de graduação.

16. A ausência do monitor deverá ser justificada, por escrito, à Comissão de Monitoria.

17. O monitor que descumprir, injustificadamente, mais de 10% (dez por cento) da carga horária mensal poderá ser excluído da monitoria.

18. No ato da admissão, o monitor firmará termo de compromisso de bem desempenhar suas atividades.

19. Os casos omissos serão regidos pelas normas do Regimento da Faculdade.

20. O Edital será divulgado nas salas de aula, e nos quadros de aviso da Faculdade de Administração Milton Campos.

 

Nova Lima, 17 de maio de 2017

Profa. Flávia Augusta Vianna Diniz Lasmar

Diretora da Faculdade de Administração Milton Campos

Termo de Compromisso

COMPROMISSO DO MONITOR
No exercício de sua função, o Monitor deverá cumprir as seguintes determinações:

1 - Apresentar-se ao Núcleo de Monitoria, para assumir suas funções, na data designada pela Coordenação de Monitoria, após a publicação do resultado final do concurso;
2 - Participar das reuniões com a Coordenação da Monitoria, mediante convocação;
3 - Após a posse, apresentar-se ao seu orientador e demais professores das disciplinas e, no prazo máximo de 07 (sete) dias, depositar, na Secretaria do Centro de Extensão, o Plano de Trabalho definitivo, com a definição dos dias e horários de atendimento, assinado pelo professor orientador;
4 - Manter atualizados, junto à secretaria do Centro de Extensão, todos os seus dados pessoais (email, telefones, endereço);
5 - Cumprir o plano de trabalho aprovado pela Coordenação, agindo de acordo com a regulamentação de sua atividade (resolução, regulamento, edital, vigentes);
6 - Propor horários de atendimento que efetivamente tornem sua monitoria disponível aos alunos dos dois turnos, sou seja, dividir proporcionalmente os seus horários de atendimento entre o fim das aulas da manhã e início das aulas da tarde. Para isto, observar:
a) que os horários da monitoria jamais devem se sobrepor aos horários das aulas regulares, não podendo ser fixados, em hipótese alguma, entre as 7:30h e as 11h, e entre as 19h e as 22:30h;
b) os dias em que os alunos regulares do(s) período(s) por sua monitoria têm aulas no terceiro horário, evitando sobrepor o horário de monitoria aos horários das aulas regulares; (ex: se sua monitoria é de Civil I, disciplina oferecida, no currículo regular, no 2º período, e os alunos tiverem aulas de uma outra disciplina do 2º período na quinta e na sexta-feiras, não oferecer a monitoria entre as 11h e 12h40 destes dias);
7 - Registrar os atendimentos efetuados, nos formulários próprios oferecidos pela Coordenação da Monitoria;
8 - Atuar na organização e acompanhamento de seminários, debates, conferências e outras atividades de extensão vinculadas ao departamento de sua disciplina e a outros departamentos, em razão da naturesa interdisciplinar das mesmas. Observe-se que o tempo despendido no exercício de tais atividades não será contabilizado no horário semanal do monitor, uma vez que se trata de atividades eventuais ou sazonais;
9 - Auxiliar os alunos, orientando-os não somente nas atividades de estudo, mas atambém de pesquisa, na formação de grupos de estudo, dentre outras que o próprio monitor vier a propor;
10 - Entregar até o dia 19 de cada mês, o relatório mensal assinado pelo orientador, detalhando suas atividades desenvolvidas durante o mês segundo modelo fornecido pela Coordenação de Monitoria, sob pena de suspensão da bolsa;
11 - Exercer carga horária de 10 (dez) horas semanais, estipuladas pelo monitor e sob autorização expressa do orientador e ciência da Coordenação de Monitoria, sendo 03 (três) horas dedicadas à pesquisa e aprofundamento da matéria, sob orientação do professor orientador e em consonância com a metodologia estabelecida pelo Núcleo de Pesquisa (ver site);
12 - Comunicar, previamente e por escrito, ao Centro de Extensão, qualquer mudança de horário ou impossibilidade de comparecimento em dia de atividade, assinalando a data e horário em que a reposição será realizada, também fazendo constar a informação no relatório mensal subsequente;
13 - Exercer as atividades da monitoria até o dia seguinte àquele designado para a prova especial da respectiva disciplina;
14 - Portar-se cordial e eticamente, valorizando o exercício de sua atividade e comprometendo-se a contribuir para o seu aprimoramento contínuo e para a excelência da extensão universitária

Portaria nº 1 - FAMC

Portaria nº 01

de 11 de abril de 2016

A Diretora da Faculdade de Administração Milton Campos, Professora Flávia Augusta Vianna Diniz Lasmar, no uso de suas atribuições regimentais,

RESOLVE:

Art. 1º - Nomear a acadêmica Carolina Soares Silva para monitora da disciplina Matemática Aplicada;

Art. 2º - A presente nomeação será para o período compreendido entre 11 de abril de 2016 e 19 de dezembro de 2016.

Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor nesta data.

Publique-se, intime-se e cumpra-se.

Nova Lima, 11 de abril de 2016

Profª Flávia Augusta Vianna Diniz Lasmar

Diretora da Faculdade de Administração Milton Campos

Monitores / Horários 2017 - FAMC

Disciplina:  Contabilidade Pública

Nome: Vanessa Silva

Horário

Segunda à Sexta das 18h às 19h (sala 101 FAMC)

Sábado das 8h às 10h (auditório de monitoria FDMC)

Contato:  vanessa1silva1@outlook.com