Graduação em Ciências Contábeis - Milton Campos

O profissional da Contabilidade está habilitado a atuar, de acordo com o Decreto-Lei 9.295/45 e Resolução 560/63 do Conselho Federal de Contabilidade, nas seguintes atividades: Auditoria; Análise Econômico-financeira; Contabilidade Atuarial; Contabilidade de Custos; Contabilidade Fiscal; Contabilidade Pública e Perícia Contábil.

Além das disciplinas que oferecem prerrogativas exclusivas do profissional de Ciências Contábeis, há ainda áreas nas quais ele atua concorrentemente com outros profissionais, destacando-se as seguintes: Avaliação de projetos; Gerência financeira; Contabilidade ambiental e Demonstração do valor adicionado.

A atuação do Contador pode ocorrer como profissional autônomo, sócio de empresa de serviços contábeis, auditor, consultor, contador de empresas, auditor interno, controller, analista contábil, gerente, perito contábil ou ainda como servidor público nas áreas fiscal, tributária e de controle.

Existe uma demanda crescente pelos profissionais de Contabilidade, principalmente nos grandes centros de desenvolvimento do País.

Nas empresas, as novas formas de produção colocam em questão algumas técnicas tradicionais de Contabilidade. Cada vez mais o custo nas empresas é um importante fator de competitividade e, portanto, elas necessitam cada vez mais de profissionais com conhecimento sobre sistemas de informações, dentre eles sistemas de Contabilidade.

No setor público, há cada vez mais a constatação de que os grandes problemas de desvio de recursos e apropriação ilegal de dinheiro público se devem à pouca importância dada aos controles internos e à função da Contabilidade como instrumento capaz de inibir a ação dos fraudadores.

O curso iniciou sua trajetória em 2002 e veio consolidar a posição de vanguarda da Milton Campos no ensino superior, ampliando o leque de oportunidades oferecidas à população da região metropolitana de Belo Horizonte. Possui uma proposta de ensino inovadora, contribuindo para a formação de profissionais com habilidades e conhecimentos requeridos pela profissão e conscientes de suas obrigações sociais e éticas.

Dessa forma, o curso de Ciências Contábeis oferecido pelo Centro Educacional de Formação Superior tem por objetivo formar profissionais de nível superior, capacitados a planejar, organizar, supervisionar, assessorar, analisar, interpretar e revisar dados e informações de natureza monetária, computados pela contabilidade, e que possam exercer suas atividades com competência e postura profissional, atendendo os interesses sociais da comunidade em que estiverem inseridos.

Curso de

Ciências Contábeis

O leque de usuários da contabilidade aumenta com o passar do tempo. Essa ampliação decorre da necessidade de uma empresa evidenciar suas realizações para a sociedade como um todo. Em um passado não muito distante bastava que a contabilidade informasse ao dono qual foi o lucro obtido numa determinada empreitada. Nos dias atuais isso não é mais suficiente. Os sindicatos precisam conhecer a capacidade de pagamento de salários, o governo demanda agregação de riqueza à economia e a capacidade de pagamento de impostos, os ambientalistas querem conhecer a contribuição do empreendimento para o meio ambiente, os credores necessitam calcular o nível de endividamento e a probabilidade de pagamento das dívidas, os gerentes da empresa precisam de informações para ajudar no processo decisório e reduzir incertezas.

Com o avanço da tecnologia da informação, a Contabilidade, ao contrário do que se pensava no início desse avanço, tem aumentado sua influência na sociedade e há a perspectiva de que essa influência se amplie cada vez mais, devido à importância que se tem dado à informação enquanto recurso fundamental para as atividades empresariais, governamentais e para as relações econômico-sociais em geral.

A partir desses pressupostos e demandas surgidas, onde se compreende um profissional que busca não somente contabilizar dados, mas sim interpretá-los, almejando encontrar respostas e soluções para as decisões gerenciais que a todo momento são tomadas, objetivou-se a estruturação de um arcabouço de conhecimentos para dar ao curso um perfil mais amplo, cuja abrangência permite a formação de um contador apto a assumir também a posição de consultor e gerente no mercado empresarial.

Dessa forma, o curso de Ciências Contábeis a ser oferecido pelo Centro Educacional de Formação Superior terá por objetivo formar profissionais de nível superior, capacitados a planejar, organizar, supervisionar, assessorar, analisar, interpretar e revisar dados de natureza monetária, computados pela contabilidade de todos os tipos de entidades, e que possam exercer suas atividades com competência e postura profissional, atendendo os interesses sociais da comunidade em que estiverem inseridos.

Para o Centro Educacional de Formação Superior o Bacharel em Ciências Contábeis deverá ter uma formação ampla, envolvendo diversas áreas do conhecimento contábil. Deverá possuir uma vasta cultura científica e tecnológica de forma que possa aplicar seus conhecimentos bem como os progressos tecnológicos na realização dos trabalhos sob sua responsabilidade. Deverá ser um profissional acostumado à situações de liderança, com conhecimentos em gerência, administração e economia, além da capacidade específica de sua formação profissional.

Os princípios que nortearam o projeto pedagógico do curso de Ciências Contábeis do Centro Educacional de Formação Superior são os seguintes:

Reconhecimento do espaço cooperativo do homem como base fundamental da sociedade democrática justa, buscando enfatizar o estudo da complexidade humana nas organizações, considerando o homem como ser de pensamento e de palavra, enraizado no espaço e no tempo;
Contraposição à hegemonia de valores exclusivamente econômicos no domínio da gestão de empreendimentos, articulando, como parte de um todo, a compreensão do indivíduo na organização com o estudo e a aplicação de conhecimentos;

Fortalecimento do papel político da Contabilidade, como articuladora do poder que pode estruturar, desestruturar ou reestruturar a ordem atual.

GRADE CURRICULAR

Clique aqui e confira a Matriz Curricular vigente e equivalência com o curso de Administração.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Autorizado a funcionar pela Portaria Ministerial - MEC nº 2.883 de 14/12/2001. Renovação de reconhecimento Portaria DIREG/SERES nº 703 de 18/12/2013, publicada no DOU de 19/12/2013. 

A grade curricular do curso de Ciências Contábeis foi estruturada tendo por base os princípios da Resolução nº 03, de 05/10/92, as Diretrizes Curriculares e o Parecer MEC/CES 287/2000, da Câmara de Educação Superior, de 14 de março de 2000, homologado pelo Ministro de Estado da Educação.

O Centro Educacional de Formação Superior desenvolveu e estruturou a grade curricular para o curso de Ciências Contábeis tendo por base os princípios emanados na Resolução nº 3, de 05/10/92, as Diretrizes Curriculares e o Parecer MEC/CES 287/2000, da Câmara de Educação Superior, de 14 de março de 2000, homologado pelo Ministro de Estado da Educação.

Carga Horária
A carga horária total será de 2.720 horas e encontra-se assim distribuída:

Conhecimentos de Formação Geral (Humanística e Social) - 416 horas, 15,30%
Conhecimentos obrigatórios de formação profissional básica - 1.952 horas, 71,76%
Conhecimentos e atividades de formação complementar obrigatória - 352 horas, 12,94%.

O curso oferece uma base sólida de conhecimentos contábeis, com amplo conhecimento da área humanística e instrumental. Além disso, o curso proporciona a formação de um contador capaz de desenvolver atividades gerenciais, com bom domínio da área financeira de uma empresa.

No sentido de ampliar a gama de conhecimento e tornar mais flexível a introdução de assuntos contemporâneos, foi introduzida a disciplina de Tópicos Especiais em Contabilidade, em 02 (dois) momentos distintos do curso, o que proporcionará condições para que a faculdade coloque à disposição dos alunos o que de novo vem ocorrendo no meio acadêmico e profissional.

Para permitir o bom desenvolvimento do aluno no aspecto técnico, em consonância com o desenvolvimento tecnológico, a faculdade disponibilizará um laboratório de informática, onde o aluno receberá formação adequada para desenvolver as atividades profissionais, bem como conhecer sistemas informatizados utilizados pela contabilidade. Estarão disponíveis softwares contábeis, onde o aluno poderá exercitar o conhecimento adquirido ao longo do curso, recebendo a supervisão do coordenador do laboratório e o acompanhamento de professores designados para tal.

O estágio supervisionado foi criado com o objetivo de proporcionar ao aluno o contato com uma das duas modalidades de estágio previstas no curso: 

1- estágio profissional, ou; 
2- estágio em pesquisa. 

Para tanto a faculdade manterá convênios com empresas que tenham interesse em receber estagiários e também criará um núcleo de pesquisas, com professores que queiram desenvolver pesquisas e orientar alunos, estagiários em pesquisas de iniciação científica.

 

Regimento

A Faculdade de Ciências Contábeis Milton Campos adotará o regime seriado semestral, com duração mínima de oito semestres letivos para a conclusão do curso. Cada semestre terá duração média de vinte semanas, das quais dezesseis serão integralmente destinadas às aulas, e as demais reservadas para exames, provas e outros trabalhos necessários ao curso. As aulas serão ministradas de segunda-feira a sábado, para os cinco primeiros períodos, e de 2ª a 6ª para os períodos restantes; cada dia letivo terá quatro horas/aula, exceção feita para o sábado, onde serão ministradas apenas duas aulas.

 

Adelia Marina de Campos Cursino

Mestre

 

Aguinaldo Heber Nogueira

Mestre

 

Alexandre Veloso Abreu

Doutor

 

Ana Luisa Daibert Pinto

Doutora

 

Ângela Maria Albuquerque de Paula Ricardo

Mestre

 

Antônio Marcondes de Araújo

Mestre

 

Antônio Pereira Filho

Especialista

 

Camilo Machado de Miranda Porto

Mestre

 

Cleber Araújo dos Santos

Especialista

 

Daniel Duarte Costa de Avelar

Mestre e Especialista

 

Elvira Maria Alvarez Leite

Mestre

 

Fabiana de Oliveira Andrade

Mestre

 

Gabriela Mascarenhas Lasmar

Mestre

 

Inácio Loiola Pereira Campos

Mestre

 

João Baptista Santiago Neto

Mestre

 

Juliana Franco Fulgêncio Fonseca

Mestre

 

Luiz Ernani de Carvalho Júnior

Mestre

 

Magno Luiz Coelho de Moura

Mestre

 

Marcília Duarte Costa de Avelar

Mestre

 

Marley Duarte Costa

Mestre

 

Menildo Jesus de Sousa Freitas

Mestre

 

Patrícia Maciel de Castro

Mestre

 

Patrícia Regina Teles de Ávila

Mestre

 

Paulo Cezar Consentino dos Santos

Mestre

 

Soraia Aparecida Belton Ferreira

Mestre

 

Thiago Bichara Pereira

Especialista

 

Walmer Costa Santos

Mestre