FACULDADES MILTON CAMPOS

ADMINISTRAÇÃO

Administração na Milton Campos

O curso de Administração das Faculdades Milton Campos oferece ao aluno uma formação sólida em teorias e técnicas das áreas política, econômicas, sociais e humanas. Se o componente teórico assegura as bases e instrumentos necessários para a elaboração de estratégias e ferramentas no exercício profissional, o curso mantém o estudante focado e atualizado às demandas específicas do mercado de trabalho e para a prática empreendedorística.

4 razões para estudar Administração na Milton Campos

  • Simulação empresarial em ambiente laboratorial;
  • Corpo docente de referência, com 95% de mestres e doutores, e com sólida formação no campo empresarial;
  • Processo de ensino personalizado;
  • Nota 4,2 em 5 na Avaliação do MEC/2018;

ESTUDE ADMINISTRAÇÃO NA MILTON CAMPOS

Perfil Profissional

O aluno do curso de Bacharelado em Administração deve possuir a compreensão crítica das questões sociais, científicas, técnicas e econômicas da produção de bens e principalmente de serviços, bem como de seu gerenciamento. Pretende-se um profissional com capacidade de adaptação aos diversos contextos e mudanças, em condições de gerenciar as várias situações presentes ou que se apresentem em todos os segmentos do campo de trabalho do administrador, levando-se em consideração os níveis graduais no processo decisório. Objetiva-se, ainda, que o egresso das Faculdades Milton Campos opere com valores e formulações matemáticas presentes nas relações causais e formais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle através do raciocínio lógico, crítico e analítico. O bacharel em administração formado deve possuir, ainda, valores éticos, morais, espírito crítico e empreendedor, além de criatividade e determinação frente aos desafios que irá encontrar, tais como elaboração, implementação e consolidação de projetos nas diversas áreas da administração, principalmente, para a área de serviços.

Hoje, o ambiente empresarial exige adequação entre as necessidades organizacionais e sociais e o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (competências) que um determinado indivíduo detém. O mercado de trabalho exige que os profissionais ocupem novas posturas: sejam mais flexíveis a mudanças.

Algumas características condicionantes para a contratação do administrador atualmente são: a criatividade, inovação dos processos, honestidade, facilidade de entendimento de problemas e proposição de soluções, empreendedorismo, eficiência, facilidade no relacionamento em equipe, bom caráter, boa formação acadêmica e o bom relacionamento interpessoal.

É imprescindível estar bem informado, acompanhando não só as mudanças técnicas, mas também as de sua área, aprimorar-se constantemente, usar de flexibilidade, fidelidade, correção de conduta e boas maneiras. Um comportamento ético atrelado ao conhecimento permanece ainda como fator que leva ao sucesso.

Por fim, todo administrador deve respeitar a concorrência – tratando-a de maneira correta, criando relacionamentos de confiança com seus clientes e valorizando as relações humanas ao atender às suas necessidades.

É um profissional que deverá, simultaneamente com suas atribuições de administrador, acompanhar as tendências do mercado, visando a trazer para a empresa as vantagens da nova ordem econômica e social e acompanhar, ainda, as novas tecnologias e técnicas de gestão, verificando o seu impacto na organização e, quando for o caso, introduzi-las no negócio, visando à maior produtividade e competitividade, respeitando o relacionamento pessoal.

HISTÓRIA

Autorização: Portaria MEC nº 1.167, de 16 de outubro de 1998.

Reconhecido pela Portaria Ministerial – MEC nº 2.982 de 23/10/2003.

Renovação de reconhecimento Portaria DIREG/SERES nº 703 de 18/12/2013, publicada no DOU de 19/12/2013.

Inaugurado em 1999, o curso foi concebido a partir da constatação da demanda apresentada pelas empresas por profissionais de Administração preparados para a nova realidade no mundo empresarial, ou seja, a competitividade imposta pela globalização da economia e o impacto das novas tecnologias de informação e técnicas de gestão e produção.

Idealizado com vistas a ser reconhecido como um curso de excelência, o bacharelado em Administração das Faculdades Milton Campos apresenta uma matriz curricular que sempre atendeu às especificações de conteúdo programático e carga horária estabelecidos pelas Resoluções do Ministério da Educação e Cultura e as demandas de mercado.

Além disso, as exigências crescentes dos clientes combinadas à concorrência e turbulência elevadas em mercados globalizados impõem à instituição uma constante avaliação de seus processos, metodologias e relacionamentos.

Buscando adequações aos avanços incontestáveis das novas tecnologias e sua aplicação no gerenciamento de processo, a Faculdade de Administração Milton Campos busca preparar um profissional com formação generalista em Administração, apto a tomar decisões em uma economia transnacional e trabalhar com equipes diversificadas dentro de estruturas organizacionais cada vez menos hierárquicas e mais colaborativas.

Espera-se que, durante o curso, o aluno tenha condições e interesse de conviver com o cotidiano das empresas, seja através do estágio supervisionado, de estudo de casos, programas intensivos de visitas e palestras, ou através de jogos empresariais e simulações ou participação na Milton Junior Consultoria Empresarial – empresa Junior da Faculdade.

MERCADO

É vasto e diversificado o campo de atuação do profissional de Administração. Nas organizações públicas, privadas ou de natureza não governamental, ele está presente nos setores de gestão financeira, recursos humanos, planejamento, marketing, logística, vendas, seja de produtos como também de serviços. Pretende-se do profissional a capacidade de adaptação aos diversos contextos e mudanças, em condições de gerenciar as várias situações presentes ou que se apresente em todos os segmentos do campo de trabalho do administrador. Objetiva-se, ainda, que o egresso da Faculdade de Administração Milton Campos opere com valores e formulações matemáticas presentes nas relações causais e formais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle através do raciocínio lógico, crítico e analítico.

É um profissional que deverá, simultaneamente com suas atribuições de administrador, acompanhar as tendências do mercado, visando trazer para a empresa e para a economia local e nacional as vantagens da nova ordem econômica e social e acompanhar, ainda, as novas tecnologias e técnicas de gestão, verificando o seu impacto na organização e, quando for o caso, introduzi-las no negócio, visando maior produtividade e competitividade, respeitando o relacionamento pessoal.

GRADE CURRICULAR
Clique aqui e confira a Matriz Curricular vigente e equivalência com o curso de Administração.
ESTRUTURA CURRICULAR
Reconhecido pela Portaria Ministerial – MEC nº 2.982 de 23/10/2003 Renovação de reconhecimento Portaria DIREG/SERES nº 703 de 18/12/2013, publicada no DOU de 19/12/2013.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Administração, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CES/CNE n.º 0137/2005) – Resolução nº 04 de 13 de Julho de 2005 – Art. 3º indicam que “o curso de Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, captação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual a adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.”
Diante a essas expectativas e de acordo com as DCNs, o curso de graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II – desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII – desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII – desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
A medida que mais experiências forem vividas e os conhecimentos teóricos e tácitos forem construídos entre a FAMC, seus professores e seus alunos, essas competências estarão tão mais presentes no futuro administrador.
Adélia Marina de Campos Cursino Mestre

Aguinaldo Heber Nogueira – Mestre

Alexandre Veloso Abreu – Doutor

Ana Luisa Daibert Pinto – Doutora

Antonio Marcos Souza Mestre

Bernardo Gomes Barbosa Nogueira Doutor

Daniel Duarte Costa de Avelar Mestre

Elvira Maria Alvarez Leite Mestre

Frederico Augusto Albuquerque de Andrade Especialista

Gabriela Mascarenhas Lasmar Mestre

Inácio Loiola Pereira Campos Mestre

Jane Maria Diniz Martins Mestre

João Baptista Santiago Neto Mestre

José Flávio Bontempo Resende Mestre

Magno Luiz Coelho de Moura Mestre

Marcelo Ângelo Andrade Mestre

Marcília Duarte Costa de Avelar Mestre

Matheus Lemos de Andrade Doutor

Patrícia Maciel de Castro Mestre

Regina Froes Dolabela Doutora

Roberto Rafael Guidugli Filho Mestre

Shirlei da Conceição Domingos Silva Mestre

Shirley Jorge da Silva Doutora

Thiago Álvares Feital Mestre

Walmer Costa Santos Mestre

Wânia Guimarães Rabêllo de Almeida Doutora

CONHEÇA NOSSAS BOLSAS E CONVÊNIOS

FIQUE POR DENTRO

SAIBA O QUE IRÁ ACONTECER

Fique por dentro de todos os acontecimentos, novidades, últimas notícias e eventos das Faculdades Milton Campos.

BIBLIOTECA

O sistema das bibliotecas das duas Faculdades Milton Campos é dos mais completos do Brasil com acervo superior a 70 mil livros e interligado on line aos principais bancos de dados e de publicações do mundo.

TORNE-SE UM ALUNO

Agora, quem quiser estudar em uma das melhores faculdades do país, pode fazer a inscrição utilizando a sua nota do ENEM. O processo é simples.