FACULDADES MILTON CAMPOS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ciências Contábeis na Milton Campos

O Curso oferece uma sólida formação nos conhecimentos contábeis, em conjunto com as disciplinas fundamentais nas áreas humanística e instrumental, em consonância com as normas internacionais que norteiam a produção das informações contábeis, que subsidiaram, precisas e tempestivas decisões, no concorrido mercado globalizado.

4 razões para estudar Administração na Milton Campos

  • 88,8% de aprovação no Exame de Suficiência do CFC.
  • 90,0% do Corpo Docente com Mestrado ou Doutorado e integralmente vinculados ao Mercado.
  • Plano de Ensino voltado às exigências globalizadas.
  • Alto índice de empregabilidade dos egressos.

ESTUDE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA MILTON CAMPOS

Perfil Profissional

O leque de usuários da contabilidade aumenta com o passar do tempo. Essa ampliação decorre da necessidade de uma empresa evidenciar suas realizações para a sociedade como um todo. Em um passado não muito distante, bastava que a contabilidade informasse ao dono qual foi o lucro obtido numa determinada empreitada. Nos dias atuais, isso não é mais suficiente. Os sindicatos precisam conhecer a capacidade de pagamento de salários, o governo demanda agregação de riqueza à economia e a capacidade de pagamento de impostos, os ambientalistas querem conhecer a contribuição do empreendimento para o meio ambiente, os credores necessitam calcular o nível de endividamento e a probabilidade de pagamento das dívidas, os gerentes da empresa precisam de informações para ajudar no processo decisório e reduzir incertezas.

Com o avanço da tecnologia da informação, a Contabilidade, ao contrário do que se pensava no início desse avanço, tem aumentado sua influência na sociedade e há a perspectiva de que essa influência se amplie cada vez mais. Isso se deve à importância que se tem dado à informação enquanto recurso fundamental para as atividades empresariais, governamentais e para as relações econômico-sociais em geral.

A partir desses pressupostos e demandas surgidas, onde se compreende um profissional que busca não somente contabilizar dados, mas sim interpretá-los, almejando encontrar respostas e soluções para as decisões gerenciais que a todo momento são tomadas, objetivou-se a estruturação de um arcabouço de conhecimentos para dar ao curso um perfil mais amplo, cuja abrangência permite a formação de um contador apto a assumir também a posição de consultor e gerente no mercado empresarial.

Dessa forma, o curso de Ciências Contábeis a ser oferecido pelas Faculdades Milton Campos terá por objetivo formar profissionais de nível superior, capacitados a planejar, organizar, supervisionar, assessorar, analisar, interpretar e revisar dados de natureza monetária, computados pela contabilidade de todos os tipos de entidades, e que possam exercer suas atividades com competência e postura profissional, atendendo os interesses sociais da comunidade em que estiverem inseridos.

Para as Faculdades Milton Campos, o Bacharel em Ciências Contábeis deverá ter uma formação ampla, envolvendo diversas áreas do conhecimento contábil. Deverá possuir uma vasta cultura científica e tecnológica de forma que possa aplicar seus conhecimentos, bem como os progressos tecnológicos na realização dos trabalhos sob sua responsabilidade. Deverá ser um profissional acostumado à situações de liderança, com conhecimentos em gerência, administração e economia, além da capacidade específica de sua formação profissional.

Os princípios que nortearam o projeto pedagógico do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Milton Campos são os seguintes:

Reconhecimento do espaço cooperativo do homem como base fundamental da sociedade democrática justa, buscando enfatizar o estudo da complexidade humana nas organizações, considerando o homem como ser de pensamento e de palavra, enraizado no espaço e no tempo;
Contraposição à hegemonia de valores exclusivamente econômicos no domínio da gestão de empreendimentos, articulando, como parte de um todo, a compreensão do indivíduo na organização com o estudo e a aplicação de conhecimentos;

Fortalecimento do papel político da Contabilidade, como articuladora do poder que pode estruturar, desestruturar ou reestruturar a ordem atual.

HISTÓRIA

O curso de Ciências Contábeis da FAMC foi criado no início do Século XXI, a partir da percepção de que o mercado carecia de profissionais com sólida formação nos conhecimentos contábeis, aliada a uma boa consciência crítica do papel do contador na sociedade e não apenas em relação à sua atividade específica. O curso obteve o reconhecimento do mercado, entre outras razões, pelo excelente desempenho de seus ex-alunos nos exames de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, aliada a alta qualidade de seu Corpo Docente, onde destacamos que 88% tem título mínima de Mestre.

O Contador está habilitado a atuar, de acordo com o Decreto-Lei 9.295/45 e Resolução 560/63 do Conselho Federal de Contabilidade, nas seguintes atividades: Auditoria; Análise Econômico-financeira; Contabilidade Atuarial; Contabilidade de Custos; Contabilidade Fiscal; Contabilidade Pública; Perícia Contábil; Controladoria e Planejamento Tributário, além da apuração do Valor Adicionado.

Além das disciplinas que oferecem prerrogativas exclusivas do profissional de Ciências Contábeis, há ainda áreas nas quais ele atua concorrentemente com outros profissionais, destacando-se as seguintes: Avaliação de projetos; Gerência financeira; Contabilidade ambiental.

Há uma demanda crescente pelos profissionais contábeis com esta qualificação, principalmente nos grandes polos de desenvolvimento do País, em todo o mundo. Nas empresas, as novas formas de produção, físicas e virtuais, exigem a mensuração exata dos produtos e cada vez mais o custo nas empresas é um importante fator de competitividade, sendo o contador o profissional capacitado a dar estas informações.

No setor público é a Contabilidade a ferramenta mais adequada para combater o desvio e a desqualificação do gasto. O aperfeiçoamento dos Controles Internos é capaz de inibir o erro e a fraude, contribuindo para que os recursos públicos sejam apropriadamente empregados em benefícios das populações. O Contador é ao mesmo tempo o produtor e o gestor de tais informações.

O curso iniciou sua trajetória em 2002 e veio consolidar a posição de vanguarda da Milton Campos no ensino superior, ampliando o leque de oportunidades oferecidas à população da região metropolitana de Belo Horizonte. Possui uma proposta de ensino inovadora, contribuindo para a formação de profissionais com habilidades e conhecimentos requeridos pela profissão e conscientes de suas obrigações sociais e éticas.

Dessa forma, o curso de Ciências Contábeis oferecido pelas Faculdades Milton Campos tem por objetivo formar profissionais de nível superior, capacitados a planejar, organizar, supervisionar, assessorar, analisar, interpretar e revisar dados e informações de natureza monetária, computados pela contabilidade, e que possam exercer suas atividades com competência e postura profissional, atendendo os interesses sociais da comunidade em que estiverem inseridos.

MERCADO

O leque de usuários da contabilidade aumenta exponencialmente com o acirramento da competitividade entre as empresas e da necessidade de uma empresa evidenciar suas realizações para a sociedade como um empreendimento de sustentabilidade garantida.

Somente apurar o lucro já não é mais suficiente. É preciso demonstrar de modo transparente como ele foi produzido e, por sua vez, os acionistas e credores querem também conhecer o ambiente onde estão investindo seu capital e somente informações contábeis confiáveis são capazes de responder seguramente tais questionamentos.

O avanço da tecnologia da informação tem feito a informação girar mais rapidamente, o que tem aguçado a curiosidade e o interesse pela informação mais imediata, com forma de vantagem competitiva para as atividades empresariais.

A partir desses pressupostos e demandas, busca-se formar uma profissional que possa se enquadrar na equação que o mercado exige: mensurar – informar – decidir.

O curso de Ciências Contábeis a ser oferecido pelas Faculdades Milton Campos terá por objetivo formar este profissional.

GRADE CURRICULAR
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ESTRUTURA CURRICULAR
Reconhecido pela Portaria Ministerial – MEC nº 2.982 de 23/10/2003 Renovação de reconhecimento Portaria DIREG/SERES nº 703 de 18/12/2013, publicada no DOU de 19/12/2013.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Administração, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CES/CNE n.º 0137/2005) – Resolução nº 04 de 13 de Julho de 2005 – Art. 3º indicam que “o curso de Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, captação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual a adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.”
Diante a essas expectativas e de acordo com as DCNs, o curso de graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II – desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII – desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII – desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
A medida que mais experiências forem vividas e os conhecimentos teóricos e tácitos forem construídos entre a FAMC, seus professores e seus alunos, essas competências estarão tão mais presentes no futuro administrador.
Adélia Marina de Campos Cursino – Mestre

Aguinaldo Heber Nogueira – Mestre

Alexandre Veloso Abreu – Doutor

Ana Luisa Daibert Pinto – Doutora

Antonio Marcos Souza – Mestre

Antônio Pereira Filho – Especialista

Bernardo Gomes Barbosa Nogueira – Doutor

Cleber Araújo dos Santos – Especialista

Daniel Duarte Costa de Avelar – Mestre

Elvira Maria Alvarez Leite – Mestre

Fabiana de Oliveira Andrade – Mestre

Gabriela Mascarenhas Lasmar – Mestre

Inácio Loiola Pereira Campos – Mestre

João Batista Santiago Neto – Mestre

Jocélia Antunes Soares Aguiar – Mestre

José Flávio Bontempo Resende – Mestre

Luiz Ernani C. Júnior – Mestre

Marcília Duarte Costa de Avelar Mestre

Marcelo Ângelo Andrade – Mestre

Menildo Jesus Souza Freitas – Mestre

Patrícia Regina Teles Aguiar – Mestre

Patrícia Maciel de Castro – Mestre

Shirlei da Conceição Domingos Silva – Mestre

Thiago Álvares Feital – Mestre

Walmer Costa Santos – Mestre

Wânia Guimarães Rabêllo de Almeida – Mestre

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BIBLIOTECA

O sistema das bibliotecas das duas Faculdades Milton Campos é dos mais completos do Brasil com acervo superior a 70 mil livros e interligado on line aos principais bancos de dados e de publicações do mundo.

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