FACULDADES MILTON CAMPOS

BIBLIOTECA

O sistema das Bibliotecas das Faculdades Milton Campos é um dos mais completos do Brasil. O acervo total já supera os 70 mil exemplares, dentre livros, periódicos e materiais especiais. O acesso à Biblioteca é feito com o cartão de identificação do aluno.

O acervo também conta com Bases de periódicos digitais, cujo acesso está liberado nos computadores das Faculdades Milton Campos, como o Portal de Periódicos CAPES, Revista dos Tribunais Online e Base de Dados Heinonline. Os links dessas bases estão disponíveis abaixo.

A Biblioteca tem regulamento próprio, aprovado pelo Conselho Superior e é supervisionada pela Professora Lucia Massara, diretora da Faculdade de Direito, e dirigida por Tissiane Vieira, profissional registrada no CRB, 6ª Região, tendo registro nº 2839.

 

A Biblioteca adota como sistema de classificação de assuntos o Sistema CDU (Classificação Decimal Universal) em sua organização do material bibliográfico.

 

A sua finalidade é o atendimento aos alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. A Biblioteca é aberta ao público em geral para consulta e os empréstimos domiciliares são feitos a alunos matriculados, ex-alunos, professores e funcionários. Existe também o empréstimo entre Bibliotecas, que possibilita o empréstimo de obras entre instituições cadastradas.

 

O próprio aluno tem acesso as obras do acervo, onde pode fazer consultas e retiradas de livros, sendo o empréstimo realizado pela equipe de atendimento. As obras do acervo são protegidas por um sistema antifurto, instalado na entrada da Biblioteca e, por isso, as bolsas e pastas são permitidas dentro do recinto.

 

A biblioteca utiliza cartazes e avisos afixados em locais visíveis, comunicando diretamente com seus usuários.

 
Instalações
 

O espaço físico destinado para o estudo individual é adequado. O espaço foi revestido com vidro temperado para diminuir o barulho que a área de atendimento provoca à área de estudo. O espaço tem ventilação natural e lâmpadas fluorescentes em todo o ambiente.

 

A Biblioteca está localizada no andar térreo, dentro da Faculdade, sendo de fácil acesso aos usuários que dela necessitam. É composta de três níveis divididos entre sala de estudo, atendimento e acervo.

 

A área total da Biblioteca central é de 497 m2, divididos da seguinte forma:

 
  • Processamento técnico: 20,0 m²
  • Atendimento: 58.0 m²
  • Sala de estudo: 201 m²; individual (91m²);individual (73m²);grupo (37m²)
  • Acervo: 165,5 m²
  • Circulação: 42,5 m²
 

Biblioteca DIREITO no 2º andar

Área: 178,6 m2 (com área para Atendimento: 15 m2).

Esse espaço da Biblioteca foi inaugurado em abril de 2018. Com a sua criação, o espaço para pessoas com necessidades especiais (PNE) aumentou; todas as salas de estudo em grupo são acessíveis e tem 4 cabines acessíveis com computadores para consulta ao acervo e possibilidade de estudo individual.

Direito e Sociedade: Reflexões Contemporâneas
 
Anais da XV SIC – 2018
 
Anais da XIV SIC – 2017
 
Anais da XIII SIC – 2016

O acervo das Bibliotecas das Faculdades Milton Campos contam com mais de 50.112 exemplares e 26.725 títulos, divididos entre livros, folhetos, obras de referência, teses, separatas e materiais especiais na área do conhecimento. Temos 1.924 títulos de periódicos nacionais e internacionais e 27.555 volumes e 48 títulos correntes. Dispomos de acervo em mídia CD-ROM de jurisprudência do STJ, Revista dos Tribunais, Revista Jurídica, videoteca com cursos, palestras, encontros, seminários, etc.

 

A partir de 2019, o acesso ao conteúdo digital das bases digitais Revista dos Tribunais Online e a plataforma Minha Biblioteca foram assinadas. Além disso, o acesso à base de Periódicos do Portal CAPES, por meio dos computadores das Faculdades Milton Campos, foi restabelecida em maio de 2017 e toda comunidade acadêmica pode acessar seu conteúdo.
Há também o acesso à Base digital da Heinonline, que possui títulos de periódicos estrangeiros.

 

Formas de acessos:

 

Check Amarelo Minha Biblioteca: Base de livros digitais. Link disponível por meio da intranet SAA ou SAP;

Check Amarelo RT Online: Base de periódicos digitais. Link disponível por meio da intranet SAA ou SAP e também nos computadores das Faculdades Milton campos (IP’s) e Rede Wifi;

Check Amarelo Portal de Periódicos CAPES: Acesso disponível nos computadores das Faculdades Milton campos (IP’s) e Rede Wifi;

Check Amarelo Base de dados da HeinOnline: Acesso disponível nos computadores das Faculdades Milton Campos (IP’s) e Rede Wifi.

 
 
 

Exemplos de obras raras em nosso acervo:

 
  • Coleção Mineriana,
  • 1885 (Code civil annotès de Fuzier Herman),
  • 1896 (Direito de família de Clovis Bevilaqua),
  • 1897 (Colpa contrattuale de G. P. Chiaroni),
  • 1899 (Casamento civil brasileiro de Ludgero Antonio Coelho),
  • 1914 (Tratado de direito comercial brasileiro de Carvalho de Mendonça),
  • 1963 (Código civil brasileiro interpretado e código de processo civil interpretado de Carvalho Santos),
  • 1963 (Pareceres),
  • 1967 (Prática processual civil, repertório enciclopédico do direito brasileiro),
  • 1983 (História de Portugal de José Matoso).
  • O Digesto Italiano, obra indispensável para quem em procura se aprofundar na pesquisa do Direito, faz parte do acervo. Digesto (“digestus” – de “digere” – que significa: digerido, classificado, ordenado, organizado). O Digesto foi uma compilação realizada por 16 juristas, destacando-se Teófilo, Doroteu, Triboniano, Cratina, dentre outros, compreendendo 50 livros, divididos em sete partes. Em sua organização, percebemos semelhança com a organização dos códigos atuais, que são divididos em livros, títulos, capítulos, secções, parágrafos e alíneas. O Digesto tinha em sua organização ordenação por títulos, fragmentos, principium e parágrafos. Disponível em: http://jusrinet.hpg.ig.com.br/direito.htm
  • Digesto delle discipline privatistiche – sezione civil vol 1 a 14
  • Digesto delle discipline privatistiche – sezione commerciale col 1 a 14
  • Digesto delle discipline pubblicistiche vol 1 a 9
  • Os quatro supracitados foram organizados por um comitê científico presidido por Rodolfo Sacco)
  • Novíssimo digesto italiano 25 volumes – diretto da Antonio Azara – Ernesto Eula
 

A política de atualização e avaliação do acervo é feita de forma periódica e segue os critérios descritos no documento de “Política de Atualização, Aquisição e Formação do Acervo das Bibliotecas das Faculdades Milton Campos”.

 

O documento é parte anexa do Regulamento (Resolução N°03 de 21 de Fevereiro de 2019).

RESOLUÇÃO Nº 01 DE 06 DE JUNHO DE 2017
 
RESOLUÇÃO Nº 03 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2019
 
CONTRATO DE PROMESSA DE COMODATO (ALUNOS EGRESSOS)

ACESSE NOSSO CATÁLOGO ONLINE

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Campus I – Faculdade de Direito – Biblioteca Valle Ferreira Telefone: (31) 3289-1924
Campus II – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – Biblioteca Telefone: (31) 3289-1906
  • E-mail: biblioteca@mcampos.br

Bibliotecárias

  • Tissiane Torres Vieira – registro no CRB6-2839 – (tissiane@mcampos.br) no horário de 7h30min às 15h30min;
  • Patrícia Aparecida Guedes de Oliveira – registro no CRB6-3443 – (patriciaago@mcampos.br) no horário de 13h às 21h00min.

FIQUE POR DENTRO

SAIBA O QUE IRÁ ACONTECER

Fique por dentro de todos os acontecimentos, novidades, últimas notícias e eventos das Faculdades Milton Campos.

BIBLIOTECA

O sistema das bibliotecas das duas Faculdades Milton Campos é dos mais completos do Brasil com acervo superior a 70 mil livros e interligado on line aos principais bancos de dados e de publicações do mundo.

TORNE-SE UM ALUNO

Agora, quem quiser estudar em uma das melhores faculdades do país, pode fazer a inscrição utilizando a sua nota do ENEM. O processo é simples.