Prêmio Milton Campos de Melhor Dissertação
25 / Setembro / 2024
Saiba mais sobre a primeira edição e conheça a vencedora do concurso
Com o intuito de reconhecer e incentivar a excelência acadêmica, a faculdade Milton Campos promoveu a primeira edição do Prêmio Milton Campos de Melhor Dissertação, para os estudantes do curso de mestrado que defenderam a dissertação entre 2022 e 2023. A iniciativa premiou o trabalho da ex-aluna Myrelle Jacob Gonçalves, com o tema “Violência de Gênero e o Serviço Público-Federal: uma análise sobre assédio sexual no trabalho”.
O trabalho traz uma discussão aprofundada sobre a violência de gênero e detalha o que é a violência, como ela acontece no Brasil, os principais desafios para mensurar os crimes de assédio no trabalho e muito mais. Para Myrelle é uma grande alegria ter sido vencedora do prêmio. “Eu estou feliz e realizada. Tenho muito orgulho de ter sido formada pela Milton Campos, desde a graduação, então a premiação é especialmente significativa para mim”, conta.
Myrelle comenta que o suporte de sua orientadora – professora Luciana Souza – e a possibilidade de publicar a dissertação, foram os principais motivos para que ela se inscrevesse no concurso. “É um tema que permeia a vida dos servidores públicos brasileiros, então gostaria de que mais pessoas tivessem acesso à pesquisa”. A ex-aluna também acredita que através da publicação o tema poderá ser tratado com mais frequência, “uma das conclusões foi justamente a importância dos conceitos jurídicos e de legislações específicas para o recebimento e tratamento de denúncias de assédio, é um tema que nos cabe enquanto operadores do direito”, concluí.
O coordenador do programa de mestrado da Milton Campos, André Rubião, explica sobre o processo de escolha da melhor dissertação e conta que está a primeira edição do prêmio. “Para a decisão da melhor dissertação, foi instituída uma comissão avaliadora, composta por dois professores da instituição e um terceiro professor convidado. Primeiro houve uma avaliação prévia de forma interna para selecionar as três melhores dissertações, a partir disso a banca escolheu o melhor trabalho. Nós instituímos esse prêmio para prestigiar nossos egressos, a ideia é que a faculdade promova o concurso periodicamente” afirma.
As outras duas dissertações finalistas, foram: “Créditos Fifa na recuperação judicial de times de futebol: uma proposta de extracursalidade”, por João Pedro Louzada Gonçalves e “O tempo do crime nos delitos tributários materiais no ordenamento jurídico brasileiro”, por Daniela Barreiros Soares. O resultado do prêmio pode ser acessado através do link.
Além do prêmio, agora a Faculdade Milton Campos possuí uma parceria exclusiva com a Editora Dialética, egressos do Mestrado possuem 15% de desconto na publicação de livros. “Essa é uma pareceria de grande relevância, a Dialética é uma das editoras mais importantes a área do direito no Brasil. Foi a editora com o maior número de indicados ao prêmio Jabuti Acadêmico na última edição”, explica Rubião.
Para saber mais sobre publicação de livros, acesse o link e veja como participar.